sábado, 25 de abril de 2009

Aos seus 20 anos

"Estou te enviando isso hoje, porque justamente hoje eu cheguei em casa de viagem com você na cabeça, e porque provavelmente vou estar aí do seu lado quando o 14 de maio chegar. Assim espero, mas sei que mesmo que assim não seja a gente já entende de vida o suficiente pra saber que a distância é só uma estúpida questão geográfica.
A gente já errou uma com a outra, a gente já acertou, e em todos esses momentos agente cresceu. Só nós duas podemos dizer uma pra outra: crescemos juntas. Mesmo longe ou perto demais.
Crescemos juntas porque aprendemos uma com a outra, e com muita porrada, a se respeitar e a ser diferente. Eu demorei mais do que devia, e me desculpo, a ver que você já era adulta. E agora com as duas décadas se aproximando me bate uma coisa apertada no coração de pensar que sua idade está cada dia mais próxima da minha!
Eu tive medo de te perder em muitos momentos, e ainda hoje esse pesadelo é um dos poucos que me faz acordar no meio da noite. Somos parte do que somos, Rafa, não da pra negar. Vivemos caminhos completamente opostos de vidas que sonhamos, eu vivi em você algumas coisas, você viveu em mim outras. Tudo isso, sendo que mesmo nas maiores diferenças o nosso defeito sempre foi ser igual demais.
E por ser sua igual que eu vou agora não só crescer, mas envelhecer do seu lado pra gente errar junta, amar junta e principalmente fazer o que a gente faz melhor quando estamos juntas: viver.
Porque mesmo quando a gente não “está” melhores amigas, e vida nos ensinou a gravar na pele a importância de ser ter raízes.
Obrigada por me fazer, nos seus 20 anos, sentir mãe, filha, amiga, irmã.
Obrigada por me dar nos seus 20 anos o significado de ser livre."
À Rafaela
Para 14 de maio e toda a vida.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Quem tem boca...

- Ôs moça, bão? Tem como arrumar um cigarro aí não?
- Ô moço, trem tá feio aqui ó! Tudo vazio! Secê arrumar um, traz dois!
...
(Moço sai pra pedir em outro lugar, papo continua)
5 minutos depois:

_Ôs moça... arrumei ó! Toma!

(Deu o cigarro e ficou sem pra ele)


Sim meus caros. O imposto aumentou o preço do cigarro, muito.
O desemprego atingiu a muitos.
É a vida.


__________________________________________
Para depressão pós viagem, uma bebida forte, uma boa amiga e um bom trago.